Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017 INICIAL | CONTATO
Você está em: Sobre a Aecia

Histórico

Aecia

Em 1988, um grupo de agricultores de Ipê e Antônio Prado optou por um novo modelo de agricultura, privilegiando a preservação ambiental, uma vida saudável e uma sociedade mais justa. Em 1991, estes pioneiros fundaram a Associação dos Agricultores Ecologistas de Ipê e Antônio Prado (AECIA), que planta, colhe e transporta produtos orgânicos e sustentáveis.

Este compromisso com a alimentação saborosa, nutritiva e socialmente sustentável, inspirou o surgimento de diversos outros grupos e associações, a grande maioria na Região Sul, contribuindo de forma efetiva para o crescimento nacional da agroecologia e da agroindústria orgânica.

Atualmente, a AECIA atende a todo mercado nacional, em larga escala, e está presente semanalmente de diversas feiras ecológicas em Porto Alegre, Canoas e Caxias do Sul, além de participar anualmente das feiras nacionais mais expressivas do setor.

Aecia Aecia Aecia Aecia Aecia Aecia Aecia

AECIA
Linha do Tempo

1988
Iniciam as primeiras conversas e experiências relacionadas à agricultura ecológica na Serra Gaúcha. O movimento surge com o apoio da Pastoral da Terra, da Igreja Católica e Centro Ecológico de Ipê, fundamentado no desgaste do modelo de agricultura convencional. Um grupo de jovens de Ipê e Antônio Prado inicia a produção ecológica.
1989
É criada a primeira Feira Ecológica do RS, no Parque Farroupilha em Porto Alegre, organizada pela Cooperativa Ecológica Coolméia. Contou com o apoio do Centro Ecológico, de agricultores ecologistas que futuramente formariam a AECIA e de Produtores Ecologistas de outras regiões do Estado. Iniciou mensalmente, passou a ser quinzenal e, em seguida, semanal.
1990
O grupo é responsável pela produção do primeiro suco de panela ecológico de uva do Brasil através o método de extração por arraste de vapor. Neste ano, ocorre a primeira festa da framboesa, na Feira Ecológica da Coolméia.
1991
Criação da Associação de Agricultores Ecologistas de Ipê e Antônio Prado (AECIA) e produção do primeiro molho e extrato de tomate ecológicos do Brasil.
1992
Em conjunto com a Cooperativa Ecológica Coolméia e com o Centro Ecológico a AECIA participa ativamente das primeiras experiências de certificação participativa. Aprovada a contratação do primeiro colaborador da AECIA e compra do primeiro caminhão.
1993
Feira em São Paulo/SP, no Parque da Água Branca, com um caminhão toco e carga aproximada de 7 ton. de verduras, frutas, legumes, feijões, sucos, molhos, doces de frutas e conservas.
1996
Criação da Cooperativa AECIA de Agricultores Ecologistas. Instalação dos equipamentos a vapor nas agroindústrias, construção da filial 2 e criação da filial 3.
2006
Inauguração da sede própria da Cooperativa AECIA, em Antônio Prado.
2014
Expansão da produção de processados e in natura e ampliação das vendas para todo o Brasil.
2015
A AECIA conta hoje, com 23 famílias sócias, que produzem em suas propriedades 100% orgânicas, e 15 famílias parceiras certificadas. A cooperativa participa de aproximadamente, 200 feiras livres por ano.
VOLTAR
PÁGINA
flores
contato
Contate-nos (54) 3293.3112
aecia@aecia.com.br
endereco
Endereço Rua Dr. Osvaldo Hampe, 704
Antonio Prado / RS
Conecte-se facebook /cooperativaaecia
whatsapp (54) 9985.1381
img_organico img_familiar img_ecovida